ABIOVE: B12 entrou em vigor neste domingo, dia 01/03

Publicado em 02/03/2020 11:51

 Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) homologou os resultados do 71º Leilão de Biodiesel (L71) na tarde desta sexta-feira, dia 28 de fevereiro. Com a medida, é oficializada a mistura de 12% de biodiesel (B12) no diesel comercial que começa a chegar aos postos de gasolina a partir de domingo, dia 1º de março.

“O resultado do L71 é um passo importante que confirma a segurança do cronograma de aumento da mistura do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para que gradativamente a mistura de biodiesel atinja os 15% (B15) até 2023”, explica Daniel Furlan Amaral, economista-chefe da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE). A expectativa é de entrega superior a 1,1 milhão de m³ de biodiesel para as distribuidoras ao longo dos meses de março e abril, totalizando cerca de R$ 3,4 bilhões negociados.

“A estabilidade dos preços ao longo dos dois meses de entregas, março e abril de 2020, é resultado da estrutura sólida do sistema de comercialização de biodiesel por meio de leilões públicos. Esse modelo gera uma concorrência forte entre os participantes e elevada transparência que resulta em melhores preços para o consumidor final”, reforça Amaral.

A previsão é que a produção de biodiesel em 2020 atinja 6,9 milhões de m³, incremento de cerca de 17% em relação ao produzido em 2019, o que deve gerar uma movimentação financeira da ordem de R$ 20 bilhões.

Tags:

Fonte: Abiove

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo