Previsão de exportação de soja em julho sobe para 8,077 mi de t, diz ANEC

Publicado em 10/07/2020 10:47 e atualizado em 10/07/2020 11:51

O Brasil deve exportar 8,077 milhões de toneladas de soja em julho, projeta a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), em boletim semanal. A estimativa se baseia no volume efetivamente embarcado até 4 de julho, somado à programação de embarques até o fim do mês. Até a semana passada, a projeção era de 7,247 milhões de toneladas.

A perspectiva de exportação de farelo em julho é de 1,727 milhão de toneladas, ante 1,499 milhão de toneladas previstos uma semana atrás. Já para o milho, a expectativa é de que o País envie ao exterior 5,159 milhões de toneladas, acima da projeção de 3,942 milhões de toneladas da semana passada. Conforme os dados da Anec, o Brasil fechou o mês de junho com exportações de 11,764 milhões de toneladas de soja, 1,404 milhão de toneladas de farelo e 776.207 toneladas de milho.

Na semana de 28 de junho a 4 de julho, os embarques ao exterior do Brasil somaram 2,104 milhões de toneladas de soja, 260.868 toneladas de farelo e 706.828 toneladas de milho. Para a semana 5 a 11 de julho, estão previstas exportações de 2,613 milhões de toneladas de soja, 273.440 toneladas de farelo e 839.454 toneladas de milho.

Ainda de acordo com o balanço, os embarques de algodão na primeira semana de julho totalizaram 5.915 toneladas, e as exportações de junho haviam totalizado 56.704 toneladas.

A Anec destacou, ainda, que o ciclone que atingiu a região Sul entre os dias 30 de junho e 1º de julho atingiu os portos graneleiros de Rio Grande, onde dois navios se soltaram do cais; São Francisco, que teve pequenos danos à estrutura da correia de embarque; e Paranaguá, onde dois carregadores foram movidos pela força do vento. Os três portos também sofreram com a falta de energia elétrica. Contudo, segundo a Anec, reparos foram feitos às estruturas danificadas, e os portos puderam retomar a operação.

Tags:

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço da soja no Paraná é o maior em mais de 3 anos, aponta Cepea
Plantio de soja atinge 4,39% da área do Brasil e indica antecipação, diz Pátria AgroNegócios
Soja encerra semana com estabilidade em Chicago e consultoria alerta produtor sobre mercado invertido no Brasil
Plantio de soja em MT fica atrasado ante mesma época do ano passado, aponta Imea
Maior esmagamento de soja em MT eleva exportações de farelo em 10,26% e de óleo em 26,76%, diz Imea
Plantio de soja tem início com otimismo e expectativa de recuperação, afirma presidente da Aprosoja BR e MT