USDA informa mais 252 mil t de soja vendidas, mas CBOT mantém estabilidade

Publicado em 24/07/2020 12:15

Para encerrar a semana com anúncios de vendas todos os dias, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou nesta sexta-feira (24) que foram adquiridas por destinos não revelados 252 mil toneladas de soja, sendo 6 mil da safra 2019/20 e 246 mil da safra 2020/21. Todas as vendas feitas no mesmo dia, para o mesmo destino e com volume igual ou superior a 100 mil toneladas devem sempre ser informadas ao departamento. 

Além da soja em grão, o USDA informou ainda uma venda de 133 mil toneladas de farelo de soja da safra velha para as Filipinas também nesta sexta-feira. 

A estabilidade que vinha sendo registrada pelo mercado da oleaginosa na Bolsa de Chicago permanece depois do novo anúncio, que eleva o total vendido na semana a mais de 1,5 milhão de toneladas. Perto de 12h (horário de Brasília), os futuros da commodity recuavam entre 0,50 e 1,50 ponto nos principais contratos. Assim, o agosto tinha US$ 9,05 e o novembro, US$ 8,99 por bushel. 

O foco dos traders não se desvia da demanda chinesa nos EUA, mas ainda é limitado pelas tensões acirradas entre China e Estados Unidos, em novos movimentos de ambos os países nos últimos dias. "As tensões políticas não são boas para novos negócios", diz o gerente de risco da StoneX, Matt Ammermann à Reuters Internacional. 

Nesta sexta-feira, Pequim determinou que os EUA fechem seu consulado em Chengdu, confirmando a retaliação sinalizada no meio da semana, depois que Washington determinou o fechamento do consulado chinês em Houston, no Texas. E em um pronunciamento hoje, Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China responsabilizou os EUA pelo desalinho na relação entre as duas nações. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira