USDA informa venda de quase 700 mil t de soja nesta 2ª, maior parte para a China

Publicado em 10/08/2020 11:07 e atualizado em 10/08/2020 16:38

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou vendas de soja nesta segunda-feira (10) que totalizaram 699 mil toneladas. E todas as vendas que são feitas para o mesmo destino, no mesmo dia, com volumes iguais ou superiores a 100 mil toneladas devem sempre ser informadas ao departamento. 

No anúncio constam três operações: 111 mil toneladas par destinos não revelados; 324 mil para a China e 264 mil também para a nação asiática, com entrega prevista também para no novo ano comercial. 

A China precisa da soja norte-americana neste momento para ir complementando seu abastecimento, mesmo depois de compras recordes em junho e julho, com a maior parte dos carregamentos vindos do Brasil. Segundo uma projeção da ADM, o país ainda precisaria comprar de 25 a 26 milhões de toneladas este ano. 

Leia Mais:

+ China ainda precisa importar de 25 a 26 milhões de t de soja este ano, projeta ADM

+ Processadores na China devem aumentar a compra de soja dos EUA no 4 ° tri, diz mercado

E as compras continuam acontecendo nos Estados Unidos pela pouca disponibilidade da safra velha no Brasil - embora as compras chinesas sigam fortes para a nova safra - e com as relações entre Pequim e Washigton muito comprometidas. 

Nesta segunda, a China informou que irá impor sanções a 11 autoridades políticas norte-americanas como medida de retaliação por medidas semelhantes impostas pelos EUA na última sexta-feira (7). Na lista não há membros do governo Donald Trump. A informação parte da agência internacional de notícias Bloomberg. 

“Em resposta aos comportamentos errados dos EUA, a China decidiu impor sanções aos indivíduos que se comportaram mal em questões relacionadas com Hong Kong”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, durante uma coletiva sem especificar em que implicariam tais sanções. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS