USDA informa nova venda de soja para China e total na semana passa de 1 mi de t

Publicado em 09/09/2020 11:44

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou novas vendas de soja nesta quarta-feira (9). Foram 370 mil toneladas no total, com 238 mil toneladas para a China e 132 mil para destinos não revelados. Com esse montante, o volume na semana chega a 1,034 milhão de toneladas de soja, com a nação asiática como principal destino. 

Como explica a Agrinvest Commodities, "o USDA já reportou, no acumulado desde julho, 8,5 milhões de toneladas de vendas de soja para a China e 9,1 milhões de toneladas de milho". A necessidade do país é grande e continua crescendo, motivada principalmente pela recomposição dos planteis chineses, passado o momento mais severo de pico da Peste Suína Africana. 

PERDAS PELO CLIMA

Ao lado do consumo maior, há ainda preocupações entre os produtores chineses com o clima e as perspectivas de que a colheita de milho seja insuficiente para atender à demanda crescente. Chuvas intensas chegaram a importantes regiões produtoras provocaram danos bastante severos e perdas irreversíveis, especialmente nas províncias mais a Nordeste do país.

"Não há nada que possamos fazer. A chuva chegou no momento errado. Ela deveria ter caído 40 dias mais cedo, quando as lavouras precisavam mais", lamenta o produtor chinês Jiang Zhiyou, da província de Heilongjiang, em uma entrevista à Bloomberg. 

Informações da agência internacional dão conta ainda de que as principais regiões produtoras de soja e milho do nordeste da China foram devastadas por três tufões em menos de 15 dias, alagando campos e dificultando o transporte. E mais chuvas estão previstas para os próximos dias. 

PREÇOS ALTOS 

Com as perdas internas, os preços dos grãos vem subindo rapidamente, com o milho marcando suas máximas em cerca de cinco anos. Afinal, a demanda, principalmente no setor de rações, também sobe fortemente. Dessa forma, a expectativa é de que as importações deste ano - que contabilizando o que já foi importado entre EUA e Ucrânia chega a 10 milhões de toneladas - possa alcançar as 20 milhões, principalmente se os preços do cereal norte-americanos permaneceram competitivos, de acordo com analistas ouvidos pela Bloomberg. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira