Plantio de soja em Mato Grosso já tem atraso por falta de chuvas, diz Imea

Publicado em 25/09/2020 16:40 e atualizado em 28/09/2020 09:05

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja 2020/21 em Mato Grosso, maior Estado produtor da cultura no Brasil, atingiu 0,75% da área estimada, informou na sexta-feira o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), ao apontar que já há atraso em relação a anos anteriores em função da falta de chuvas.

No ano passado, 1,69% das áreas haviam sido semeadas até o dia 27 de setembro. Comparado aos últimos cinco anos, o atraso é ainda maior, considerada a média de 2,68% para o período.

"A seca está bastante pesada e já era meio claro que íamos ver um atraso dessa semeadura... Em 2019, alguns produtores que tinham começado a plantar logo depois do dia 16 (de setembro), quando é permitido, não estão conseguindo fazer isso agora", disse à Reuters o superintendente do Imea, Daniel Latorraca.

China terá demanda e oferta de carne suína mais equilibradas no quarto trimestre, diz Governo chinês

Beijing, 21 set (Xinhua) -- A demanda e a oferta de carne suína da China se tornarão mais equilibradas no quarto trimestre, à medida que a produção continua a se recuperar, de acordo com o Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais.

Em agosto, a população de suínos da China subiu pelo sétimo mês consecutivo, um aumento anual de 31,3%. O estoque de porcas aumentou por 11 meses consecutivos, um aumento anual de 37%, segundo a pasta.

Cerca de 2.030 novas fazendas de porcos entraram em operação em todo o país no mês passado, elevando o número total para 11.123, mostraram os dados do ministério.

Devido à melhora na oferta, os preços da carne suína se estabilizaram desde agosto.

À medida que a oferta continua a aumentar, espera-se que os preços médios da carne suína caiam no quarto trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado.

 

Tags:

Fonte: Reuters/Xinhua

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS