Plantio de soja do Brasil atinge 3,4% da área, diz AgRural; maior atraso em 10 anos

Publicado em 12/10/2020 14:49 e atualizado em 13/10/2020 09:30

O plantio brasileiro de soja 2020/21 alcançou 3,4% da área estimada até o dia 8 de outubro, com os trabalhos mais lentos dos últimos dez anos em meio a um cenário de pouca chuva e altas temperaturas nas regiões produtivas, informou uma consultoria da AgRural nesta segunda-feira.

Uma semana antes, uma semeadura estava em 1,6% da área. No mesmo período da safra passada, o percentual de plantio atingia 11,1%.

"(Este é o) índice mais baixo para essa época do ano desde a safra 2010/11", afirmou a consultoria em nota.

Segundo a AgRural, foram encontrados chuvas em algumas áreas produtoras na semana passada, mas em volumes irregulares e mal distribuídos.

"Com pouca umidade no solo e temperaturas elevadas, foram acrescentados às regiões em que as condições melhoraram a ponto de permitir o avanço do plantio", acrescentou.

Atrasos. Nas lavouras de Mato Grosso e Paraná, dois dos principais produtores da oleaginosa no país, fazem com que cresça a expectativa de que haverá restrição de soja pronta para colher em janeiro.

No entanto, com chuvas "mais generosas" resultam no fim de semana em alguns Estados, espera-se que o ritmo dos trabalhos melhore nos próximos dias. 

MILHO

O plantio da primeira safra de milho 2020/21 a 39% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil chegou até o dia 8 de outubro, em linha com a média de cinco anos, mas atrás dos 45% registrados no mesmo período do ciclo anterior.

"Os trabalhos científicos concentrados nos três Estados do Sul, já que São Paulo, o primeiro dos demais Estados a iniciar a semeadura, ainda estava muito seco na semana passada", destacou a consultoria.

Ainda não há relatos de perda de potencial nas áreas mais adiantadas, mas lavouras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina passaram por falta de umidade na última semana. 

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha mais uma sessão em alta na Bolsa de Chicago com estímulo dos rumores de compras da China nos EUA
Soja acompanha demais commodities e continua subindo em Chicago nesta 4ª feira
USDA informa nova venda de soja de mais de 260 mil t nesta 4ª (17)
Clima nos EUA e rumores da China fazem soja esticar ganhos nesta quarta em Chicago nesta 4ª
Rumores de novas compras chinesas por soja dos EUA sustentam altas de dois dígitos em Chicago nesta 3ªfeira
Anec eleva previsão de exportação de soja do Brasil em junho para 15,31 mi t