China compra mais 261 mil t de soja dos EUA nesta 5ª feira, informa o USDA

Publicado em 15/10/2020 11:50

A China fez mais uma compra de soja nos EUA nesta quinta-feira (15) de 261 mil toneladas da safra 2020/21. Todas as vendas feitas no mesmo dia, para o mesmo destino e com volume igual ou superior a 100 mil toneladas devem ser informadas ao departamento. 

Este é o segundo anúncio da semana e já leva o total a mais de 400 mil toneleadas. A demanda é grande, firme e deve seguir robusta nos próximos meses, de acordo com analistas e consultores de mercado. Com a falta de produto no Brasil, os EUA são a única alternativa da nação asiática e por isso, para o período, as vendas americanas para os chineses são recordes. 

Considerando 50% de vendas para destinos 'desconhecidos' como China, as operações já chegam a 13 milhões de toneladas, de acordo com a Agrinvest Commodities. 

Segundo Ênio Fernandes, consultor em agronegócios da Terra Agronegócios, a China ainda teria que comprar ainda de 4 a 5 milhões de toneladas de soja nos próximos meses para estar bem abastecida. "E isso não para cumprir a fase um do acordo com os EUA, mas para estar em uma posição confortável até a chegada da nova safra da América do Sul", diz.

E caso a oferta sulamericana, principalmente a brasileira, atrasar, esse volume de compras nos EUA pela China tende a ser maior. "Se essa safra se atrasar mais ainda ou tivermos algum problema, as compras chinesas serão mais vorazes. E se for também cumprir a íntegra da fase um do acordo com os EUA, esses números também tendem a crescer", complementa. 

De outro lado, ainda como explica Fernandes, se o país parar de fazer essas compras no mercado norte-americano e o clima na América do Sul seja perfeito, os preços da soja na Bolsa de Chicago poderia passar por uma correção e por um movimento de realização de lucros, voltando à casa dos US$ 10,00 por bushel. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS