HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Plantio de soja entra na reta final com boas chuvas, diz Agrural

Publicado em 23/11/2020 10:40 e atualizado em 23/11/2020 13:09

A área plantada com soja no Brasil chegou na quinta-feira (19) a 81% do total esperado nesta safra 2020/21, de acordo com levantamento da AgRural. O número representa avanço de 11 pontos percentuais (4 milhões de hectares) sobre os 70% de uma semana antes e supera os 79% do mesmo período do ano passado.

A semana passada começou com pancadas esparsas de chuva, mas os volumes melhoraram gradativamente em diversos pontos do país, com destaque para Paraná e Mato Grosso, onde a umidade do solo já estava no limite em várias lavouras de soja. 

Já no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde as precipitações não foram suficientes para normalizar a umidade, a semeadura segue atrasada e os produtores, apreensivos e na expectativa pela confirmação das chuvas previstas para esta semana. 

Apesar do atraso no plantio registrado em outubro e dos problemas de germinação e replantio, ainda é cedo para falar em redução de produtividade no país. Por ora, a AgRural segue com produção estimada em 132,2 milhões de toneladas, baseada em área de 38,3 milhões de hectares (+3,6% anuais).

Milho verão está 91% plantado; chuva segue manchada no Sul

O plantio da primeira safra de milho da temporada 2020/21, o “milho verão”, chegou na quinta-feira (19) a 91% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 82% um ano atrás. Com os trabalhos encerrados nos três estados do Sul já há algumas semanas, a semeadura segue concentrada em Minas Gerais, São Paulo e Goiás, onde as chuvas têm favorecido o plantio e beneficiado as lavouras em fase vegetativa. No Sul, porém, os produtores seguem preocupados com a irregularidade das chuvas e com perdas já consolidadas de produtividade. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agrural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário