Anec diz que nenhum navio com soja deve deixar o Brasil no início de dezembro

Publicado em 02/12/2020 09:32

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) disse nesta terça-feira que nenhum navio carregado com soja deve deixar os portos brasileiros entre 29 de novembro e 5 de dezembro, de acordo com a programação de embarques.

Dezembro é tradicionalmente um mês fraco para as exportações de soja, afirmou a Anec em comunicado à parte. A associação acrescentou que grande parte da oleaginosa foi adquirida com antecipação nos primeiros meses da pandemia de Covid-19.

A Anec também projetou que o Brasil exportará 1,338 milhão de toneladas de milho e 292 mil toneladas de farelo de soja entre 29 de novembro e 5 de dezembro.

O Brasil está plantando sua safra de soja 2020/21, que alguns agricultores começarão a colher por volta de janeiro. Apesar da seca em importantes Estados produtores, o país deverá colher cerca de 134 milhões de toneladas nesta temporada.

Em relação ao comércio de grãos de novembro, a Anec disse que o Brasil exportou 834.496 toneladas de soja no mês passado, ante cerca de 4 milhões de toneladas em igual período do ano anterior.

A entidade afirmou também que as exportações de milho do Brasil totalizaram 4,964 milhões de toneladas em novembro, versus projeção de 5,207 milhões de toneladas publicada na semana passada.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem dia de queda em Chicago com movimento puxado pelo recuo do óleo de soja
Soja recua em Chicago nesta manhã de 4ª feira, se ajustando após dias de volatilidade
Acordo China /EUA, preço do petróleo e clima na safra americana seguem no radar do mercado
Soja no Brasil avançará pouco em 26/27 e precisa de biocombustíveis no futuro, diz Veeries
Soja caminha de lado em Chicago nesta tarde de 3ª, após disparada na sessão anterior
Anec faz leve aumento na previsão para exportação de soja do Brasil em maio