Céleres reduz projeção para soja 20/21 do Brasil a 129,5 mi t por seca

Publicado em 03/12/2020 16:00

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de soja do Brasil deve alcançar 129,5 milhões de toneladas na safra 2020/21, estimou a consultoria Céleres nesta quinta-feira, reduzindo sua projeção ante as 133,95 milhões de toneladas vistas anteriormente, em função da seca ocorrida em diversas regiões produtivas.

A área de plantio, em contrapartida, teve um leve ajuste positivo para 38,87 milhões de hectares, ante 38,47 milhões.

"Estamos enfrentando um período de irregularidade no volume de chuvas no centro-sul... Em Estados como Paraná e Rio Grande do Sul, as lavouras entraram em estágio de enchimento de grãos com clima desfavorável, com isso, reduzimos nossa estimativa de produtividade nesses Estados", disse a analista da Céleres Daniely Santos.

Ela acrescentou que em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul também houve corte na projeção de produtividade, mas em menor intensidade que nos Estados do Sul.

Com isso, na média nacional, a produtividade caiu para 3,33 toneladas por hectare, ante 3,48 toneladas por hectare na projeção anterior.

(Reportagem de Roberto Samora; texto de Nayara Figueiredo)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja no BR: Janela aquecida para disponível e safra nova; Chicago acima de US$ 13 sustenta movimento
Soja ameniza baixas em Chicago nesta 4ª feira e mantém suporte na demanda forte nos EUA
Importações de óleo de soja pela Índia atingem recorde em agosto, dizem comerciantes
Soja recua em Chicago nesta 4ª feira (2) com realização de lucros e pressão do mercado de grãos
"Tempestade perfeita" puxa soja acima de US$ 13 em Chicago e Brasil tem melhores preços em quatro anos
Emater projeta leve recuo na área de soja do RS, mas salto na safra 26/27