HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

AgRural: Chuva favorece lavouras, mas trava colheita de soja ainda mais

Publicado em 25/01/2021 10:22 e atualizado em 25/01/2021 11:00

A área cultivada com soja na safra 2020/21 do Brasil estava 0,7% colhida até quinta-feira (21), de acordo com levantamento da AgRural. O número representa avanço de apenas 0,3 ponto percentual sobre os 0,4% de uma semana antes e é bem inferior aos 4,2% do mesmo período do ano passado. Por conta do atraso da soja, ainda não há plantio de milho safrinha. 
 
A semana passada foi marcada por volumes significativos de chuva em grande parte das áreas produtoras de soja do Brasil. Com poucas lavouras já prontas devido ao atraso no plantio, essas precipitações favorecem a produtividade da safra, beneficiando as áreas em floração e enchimento de grãos.
 
Tempo fechado
Por outro lado, as chuvas constantes, com poucas aberturas de sol, o céu encoberto e a baixa luminosidade dificultam a colheita das primeiras áreas e tendem a atrasar a safra ainda mais, pois afetam a fisiologia da soja e podem alongar o ciclo da cultura em alguns dias caso o padrão mais chuvoso continue.

131,7 milhões de toneladas
Na semana passada, a AgRural enviou para clientes uma nova revisão de sua estimativa de produção de soja na safra 2020/21 do Brasil. Apesar de ajustes de produtividade em diversos estados, o número ficou em 131,7 milhões de toneladas, praticamente inalterado em relação à estimativa de dezembro. Caso o clima continue colaborando com as lavouras mais tardias, a revisão de fevereiro poderá trazer ajustes positivos de produtividade no Rio Grande do Sul e no Matopiba.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AgRural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário