Embrapa disponibiliza versão digital gratuita do livro A Saga da Soja

Publicado em 03/03/2021 08:38

O livro A Saga da Soja – de 1050 a.C a 2015 d.C., lançado em 2018 pela Embrapa Soja, agora ganha versão digital e pode ser baixado gratuitamente. A publicação assinada pelos pesquisadores Amélio Dall´Agnol e Décio Gazzoni, da Embrapa Soja, registra desde a domesticação da soja na antiga China, até tornar-se o quarto principal grão produzido no mundo. Segundo os autores, o primeiro registro de soja no Brasil é de 1882, mesma data em que, também, foi introduzida na Argentina.

O cultivo no Brasil e na Argentina ocorreu de forma restrita, entre os anos de 1940 e 1960. No entanto, entre 1960 e 2018 a produção global de soja cresceu cerca de 1.300%. Atualmente a soja é a principal fonte de proteína, em nível mundial, sendo usada em produtos industrializados e também em ração animal.

Na safra 2019/20, o Brasil produziu 257 milhões de toneladas de grãos, dos quais mais de 120 milhões foram de soja. A cultura da soja representa 23% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O Brasil se tornou o maior produtor mundial de soja e a cultura hoje tem reflexos importantes na economia, impactando na realização de negócios, na geração de emprego e renda e trazendo melhorias para a qualidade de vida de toda a população. 

“A soja encontrou condições adequadas de expansão nos trópicos, fruto de elevada disponibilidade de área, clima favorável, topografia adequada e vultosos investimentos em desenvolvimento de tecnologia, aliados à presença de agricultores empreendedores”, avaliam os autores.

Serviço:
Baixe o pdf: www.embrapa.br/soja/saga-da-soja.

Tags:

Fonte: Embrapa Soja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação