Soja acompanha grãos e recua forte na CBOT com clima nos EUA e interferência da China nas commodities

Publicado em 25/05/2021 13:39

Depois de testar os dois lados da tabela, os preços da soja voltaram a recuar forte no início da tarde desta terça-feira (25) na Bolsa de Chicago. O mercado, segundo explica Vlamir Brandalizze, consultor da Brandalizze Consulting, cede diante de pressões do financeiro e refletindo as condições favoráveis de clima nos Estados Unidos. 

Por volta de 13h (horário de Brasília), as cotações perdiam entre 16,75 e 22,25 pontos, com o julho sendo cotado a US$ 15,05 e o novembro, US$ 13,40 por bushel. 

"O dia que era positivo reverteu a tendência na Bolsa de Chicago. Pressionada principalmente pelo milho e pelo farelo, a soja que subia 10 centavos agora perde mais de 20", diz a equipe da Agrinvest Commodities.

Entre os fatores de pressão estão o bom avanço do plantio nos EUA, as condições favoráveis de tempo para o desenvolvimento da safra 2021/22 no Corn Belt, e também a pressão do governo da China sobre o mercado de commodities. 

"Os reguladores chineses estão apertando o cercado a especuladores e o milho está entre os ativos investigados, derrubando as cotações do cereal nas bolsas chinesas", complementa a Agrinvest. 

Um comunicado emitido pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) da China, o país irá fortalecer ainda mais o monitoramento e as análises sobre os preços das commodities como soja, petróleo, óleo e gás, bem como deverá intensificar o controle sobre preços do minério de ferro, cobre e milho. 

A informação vem circulando no mercado desde a última semana e pesa novamente sobre as cotações nesta terça-feira. Perto de 13h30, os preços do milho também cediam forte, caindo mais de 20 pontos em seus principais contratos. 

Leia Mais:

+ China vai fortalecer controle de preços de commodities em plano quinquenal

E enquanto recuam as cotações da soja, do milho, do trigo e do farelo na CBOT, os futuros do óleo intensificam seus ganhos e sobem mais de 2%. Segundo os analistas do portal americano Farm Futures, o derivado reverte baixas de cinco dias diante de uma melhora dos preços da soja no mercado chinês. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul