Vendas antecipadas de soja 21/22 se aproximam de 20% e superam média histórica, diz Safras

Publicado em 04/06/2021 13:23

SÃO PAULO (Reuters) - A comercialização de soja da nova temporada (2021/22), que será plantada a partir de setembro, alcançou 19,2% da produção estimada, disse a consultoria Safras & Mercado nesta sexta-feira.

As vendas estão atrasadas na comparação com os 35,6% vistos no mesmo período do ano passado, mas acima da média de cinco anos, de 14%, de acordo com os dados.

"Levando-se em conta uma safra hipotética mínima para a temporada --igual a do ano anterior--, Safras estima uma comercialização antecipada de 19,2%, envolvendo 26,29 milhões de toneladas", afirmou a consultoria em nota, ressaltando que a primeira expectativa de produção para o novo ciclo será divulgada em julho.

Para a safra atual, cuja colheita está praticamente encerrada, a comercialização atingiu 75,6% e mostrou lentidão ante os 71,4% registrados no levantamento de maio.

"No período, a comercialização evoluiu pouco e, com isso, o total negociado da safra 20/21 ficou abaixo do percentual de igual período do ano passado (88,7%). Mas segue acima da média para o período (71,5%), devido à elevação consistente dos preços."

Considerando uma safra estimada em 137,19 milhões de toneladas, o total de soja 2020/21 já negociado é de 103,74 milhões de toneladas, acrescentou a consultoria.

(Por Nayara Figueiredo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha com mais de 13 pts de alta em Chicago com dados do USDA mostrando consumo forte e estoques apertados nos EUA para 26/27
USDA estima safra 26/27 de soja do BR em 186 mi de t e exportações de mais de 117 mi; números serão revisados
Anec eleva estimativas de exportação de soja e farelo do Brasil em maio
Soja intensifica altas em Chicago acompanhando óleo e trigo nesta 3ª
Soja sobe em Chicago nesta 3ª feira, mas mercado opera com cautela antes do novo boletim do USDA
Em semana de USDA, NOPA e encontro Trump-Xi, soja fecha 2ª feira em alta na Bolsa de Chicago