Fundação Chapadão alerta sobre início do vazio sanitário da soja

Publicado em 14/06/2021 15:16

A ferrugem asiática da soja, principal doença da cultura, já causou grandes prejuízos aos produtores rurais.  E continua demandando grandes investimentos em pesquisa e experimentação. Diversas estratégias de controle da doença podem ser adotadas, contudo o uso de fungicidas é a principal medida efetivamente usada. Após duas décadas da doença em nosso país, o fungo causador da doença vem cada vez mais se tornando resistente às moléculas existentes.

É sabido que o fungo só sobrevive em plantas de soja vivas. Assim, o vazio sanitário da cultura da soja, tem como objetivo reduzir a fonte de sobrevivência do fungo e consequentemente abaixar a população do fungo para a próxima safra. Tao importante é, a medida do vazio sanitário é prevista em legislação dos estados produtores da oleaginosa, incluindo Mato Grosso do Sul.

 

Em MS a Iagro é a responsável pela fiscalização, notificação e encaminhamento de multa aos produtores rurais que permitem plantas voluntárias no período do vazio sanitário, com nesta terça-feira, 15 de junho e segue até o dia 15 de setembro.

Diante da importante medida preventiva, a Fundação Chapadão emitiu um alerta. “O período de início do vazio sanitário da soja vai começar. A erradicação das plantas guaxas é essencial para reduzir na entressafra e prolongar ao máximo o início da doença na safra 2021/22”.

Evite a proliferação da ferrugem asiática e multas. Percorra sua propriedade e elimine eventuais plantas vivas de soja no período do vazio sanitário.

Fonte: Fundação Chapadão

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul