CNA e Federações discutem Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja

Publicado em 08/07/2021 10:50

A Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu na quarta (7) para discutir, entre outros temas, o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, atualizado pela Portaria nº 306/2021, do Ministério da Agricultura.

O objetivo do programa é fortalecer o sistema de produção da soja, unindo ações estratégicas de defesa sanitária vegetal com suporte da pesquisa agrícola e da assistência técnica na prevenção e controle da doença.

Com a portaria, fica estabelecido o calendário de semeadura da soja como medida fitossanitária complementar para racionalização do número de aplicações de fungicida e redução dos riscos de desenvolvimento de resistência do fungo às moléculas químicas utilizadas para o controle da doença.

Cada estado pode encaminhar as propostas de revisão do calendário atual de semeadura, relativo à safra 2021/2022, até o dia 31 de julho de 2021.

“Todo mundo tem que controlar a ferrugem asiática. É uma medida que compromete uma parte do custo de produção do produtor. Mas se deixar sem controle, provavelmente haverá perdas de safra, como aconteceu em 2005”, disse o presidente da Comissão, Ricardo Arioli.

De acordo com o levantamento do Consórcio Antiferrugem, na safra 2020/2021 foram registrados 376 focos de Ferrugem Asiática no Brasil, ante 213 no período 2019/2020.

Durante a reunião, os integrantes da Comissão também debateram o andamento das discussões sobre a regulamentação de uso de herbicidas relacionados aos novos eventos transgênicos de soja com resistência a Dicamba e 2,4D.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação