Com baixa umidade e calor, plantio de soja ainda é pontual no Brasil, diz AgRural

Publicado em 20/09/2021 09:00 e atualizado em 20/09/2021 09:42

Produtores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo deram início na semana passada ao plantio da safra 2021/22 de soja. No Paraná, onde também já há reporte de plantio, as máquinas já haviam começado a semear o grão na semana anterior. Levantamento da AgRural mostra que, até quinta-feira (16), 0,1% da área brasileira estava plantada, puxada pelo Paraná e por Mato Grosso.

Cedo para falar em atraso

A movimentação das máquinas ainda é lenta em todos os estados onde o plantio começou. Apesar das chuvas recentes, a umidade ainda é insuficiente para iniciar os trabalhos na maior parte das áreas produtoras. No Centro-Oeste, as temperaturas muito altas também não ajudam. É muito cedo, porém, para se falar em atraso, já que o plantio normalmente só engrena mesmo em outubro.

Sem arriscar

Com os mapas apontando tempo predominantemente seco e quente até a virada do mês em boa parte do Centro-Sul, a maioria dos produtores tende a aguardar melhora na previsão para acelerar o plantio, evitando assim ter de replantar em um ano marcado por aumento significativo nos custos de produção. Em Mato Grosso, só quem planta algodão na safrinha e quem recebeu melhores volumes de chuva já está em campo.

Tags:

Fonte: AgRural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Farelo despenca em Chicago, mas dólar e prêmios seguram preços no Brasil
Mato Grosso plantou 1,15% da safra de soja, diz Imea em 1º informe da safra 2026/27
Farelo despenca mais de 3,5% em Chicago e soja amplia perdas para quase 20 pontos
China volta a comprar soja dos EUA e anuncia mais 111 mil toneladas antes de encontro Trump-Xi
ABIOVE atualiza projeções para 2026 e registra alta no processamento de soja
Soja cai forte em Chicago nesta 6ª feira com pressão do farelo; mercado já mira Trump-Xi