Plantio de soja alcança 38,5% da área estimada para a safra 2021/22, mostra levantamento da DATAGRO

Publicado em 27/10/2021 15:00
Semeadura do milho de verão atinge 68,9% na região Centro-Sul do Brasil

Levantamento realizado pela Consultoria DATAGRO mostra que o plantio da safra 2021/22 de soja no Brasil apresentou forte avanço na semana encerrada em 22 de outubro, tendo atingido a média nacional de 38,5% da área esperada, avanço de 14,1% sobre os 24,4% da semana anterior.

Esse ritmo ficou abaixo dos 14,2% em igual momento de 2020, no entanto, bem acima dos 10,6% da média dos últimos cinco anos.

“Mantivemos um quadro de chuvas intercaladas com períodos de sol em toda a região produtora, o que favoreceu os trabalhos de cultivo e também o bom desenvolvimento das lavouras já implantadas, com chuvas se regularizando aos poucos em toda a região produtora”, diz Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da DATAGRO.

Semeadura do milho de verão na região Centro-Sul do Brasil

O levantamento da DATAGRO também indica que a semeadura do milho de verão da safra 2021/22 no Centro-Sul do Brasil andou de forma muito satisfatória na semana encerrada em 22 de outubro, seguindo muito adiantada em relação ao padrão normal. De acordo com a consultoria, 68,9% da área total esperada para a região já está semeada, ante 56,6% na semana anterior. O avanço semanal foi de 12,3%, bem acima dos 10,2% em igual momento do ano passado e dos 7,6% da média dos últimos 5 anos. O fluxo também está superior aos 53,0% de 2020 e dos 51,2% da média normal.

Os produtores brasileiros encerram mais uma semana com sentimento bastante positivo para a nova safra, devido ao ritmo acelerado dos trabalhos de semeadura – sendo favorável à implantação da nova safra de milho de inverno – e pela manutenção de umidade adequada na maior parte da região de produção.

“O excesso de umidade observado em alguns pontos da região Sul, gerando algum replantio, ainda não é fator para trazer expectativa de perdas mais expressivas. Por outro lado, continua a preocupação com as previsões de retração no volume de chuvas no Centro-Sul do Brasil a partir do mês de novembro”, analisa França Junior.

Tags:

Fonte: Datagro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação