Anec eleva exportações de soja do Brasil no mês; acumulado até outubro pode superar 2020

Publicado em 11/01/2022 09:48

RIO DE JANEIRO (Reuters) – As exportações de soja do Brasil devem alcançar 3,397 milhões de toneladas em outubro, estimou nesta terça-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) ao elevar sua projeção ante os 2,973 milhões apontados na semana passada.

Se confirmado, o volume elevará o total embarcado nos dez primeiros meses de 2021 para 82,367 milhões de toneladas, superando os 82,29 milhões de toneladas exportados no ano passado inteiro.

A projeção para outubro, baseada na programação dos navios nos portos, também está acima dos 2,172 milhões de toneladas enviados ao exterior no mesmo mês de 2020.

O incremento ocorre em meio a uma demanda firme no mercado internacional, puxada pela China, e câmbio favorável à exportação, que torna o produto brasileiro competitivo.

Para o milho, a Anec também elevou sua estimativa semanal para outubro, de 1,968 milhão de toneladas para 2,314 milhões de toneladas, no entanto, o volume ainda representaria quase a metade dos 4,534 milhões embarcados um ano antes.

Pressionada por uma quebra na segunda safra do cereal, a exportação de milho deve acumular 14,9 milhões de toneladas no ano até outubro. No total de 2020, as vendas externas chegaram a 33,39 milhões.

Já para o farelo de soja, a associação estima embarques de 1,34 milhão de toneladas neste mês, volume semelhante ao de 1,33 milhão enviado ao exterior em outubro do ano passado, conforme os dados.

(Por Marta Nogueira e Nayara Figueiredo)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Apesar de aumento de área estimado nos EUA, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos em Chicago
Anec estima exportação de soja do Brasil em 15,86 mi t em março; farelo em 2,24 mi t
Analizando sua comercialização
Soja sobe em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando os derivados e à espera dos de área do USDA
Soja não deve ter grandes curvas de preços no curto prazo; produtor deve estar atento aos negócios
AgRural: Com chuva nos estados mais tardios, colheita de soja vai a 75% no Brasil