Soja: Safras & Mercado indica exportação de 85,5 mi de t em 2022

Publicado em 26/01/2022 13:54

As exportações de soja do Brasil deverão totalizar 85,5 milhões de toneladas em 2022, abaixo dos 86,1 milhões projetados para 2021. A previsão faz parte do quadro de oferta e demanda brasileiro, divulgado por SAFRAS & Mercado, e indica um recuo de 1% entre uma temporada e outra.

Mas o corte mais consistente foi feito sobre a expectativa anterior, que era de 90 milhões de toneladas. A redução é consequência da revisão na estimativa de safra, prejudicada pela prolongada estiagem na Região Sul do país.

SAFRAS indica esmagamento de 47,5 milhões de toneladas em 2022 e de 46,5 milhões de toneladas em 2021. O aumento está projetado em 2%. SAFRAS indica importações de 1 milhão de toneladas em 2022, com aumento de 16%.

Em relação à temporada 2022, a oferta total de soja deverá reduzir 2%, passando para 139,13 milhões de toneladas. A demanda total está projetada por SAFRAS em 136,6 milhões de toneladas, repetindo o ano anterior. Desta forma, os estoques finais deverão cair 56%, passando de 5,8 milhões para 2,53 milhões de toneladas.

Subprodutos

SAFRAS trabalha com uma produção de farelo de soja de 36,55 milhões de toneladas, com elevação de 3%. As exportações deverão subir 6% para 18,2 milhões de toneladas, enquanto o consumo interno está projetado em 18,3 milhões, crescendo 2%. Os estoques deverão subir 3% para 1,96 milhão de toneladas.

A produção de óleo de soja deverá aumentar 3% para 9,65 milhões de toneladas. O Brasil deverá exportar 1,7 milhão de toneladas, com ganho de 3% sobre o ano anterior. O consumo interno deve cair 2% para 8 milhões de toneladas. O uso para biodiesel deve baixar 2% para 4,1 milhões de toneladas. A previsão é de estoques subindo 29% para 223 mil toneladas.

Tags:

Fonte: Safras & Mercado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago, prêmio e dólar em queda nesta 5ª feira pesam sobre preços e novos negócios no Brasil
Soja segue em queda na Bolsa de Chicago nesta 5ª, acompanhando baixa dos grãos
Soja tem dia de queda em Chicago com movimento puxado pelo recuo do óleo de soja
Soja recua em Chicago nesta manhã de 4ª feira, se ajustando após dias de volatilidade
Acordo China /EUA, preço do petróleo e clima na safra americana seguem no radar do mercado
Soja no Brasil avançará pouco em 26/27 e precisa de biocombustíveis no futuro, diz Veeries