Brasil tem janeiro recorde de exportações de soja com mais de 2 mi de t

Publicado em 01/02/2022 18:14

Os números reportados pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior) divulgados nesta terça-feira (1) mostraram que o Brasil exportou um volume recorde de soja em janeiro de 2022 de 2.469,702,2 milhões de toneladas. O volume é 80% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado - de pouco mais de 49 mil toneladas -  e supera ainda o recorde anterior, de janeiro de 2019, de 2.035,1 milhões de toneladas. 

As exportações brasileiras têm se mostrado bastante aceleradas e o lineup para fevereiro já é de 7 milhões de toneladas. O movimento, ao lado da quebra da safra 2021/22 dp Brasil, tem favorecido uma alta dos prêmios no mercado nacional. E esse movimento poderia, em determinado momento, aumentar a competitividade da soja dos EUA em detrimento da brasileira. 

"Os prêmios da soja em Paranaguá continuam subindo, dando sustentação para os futuros na CBOT. Conforme os prêmios sobem, a soja americana vai ficando mais barata em relação à brasileira, o que potencialmente aumentará o programa americano de exportação", explica a equipe da Agrinvest. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Praga quarentenária presente é detectada pela primeira vez no estado de São Paulo
Chuvas intensas paralisam colheita da soja e plantio da safrinha de milho no norte do MT e comprometem escoamento da safra
COFCO International envia primeiro carregamento de soja sustentável certificada para Bangladesh
Aprosoja MT alerta que chuvas desafiam colheita da soja e plantio da safrinha de milho em Mato Grosso
Soja realiza lucros na Bolsa de Chicago nesta manhã de 6ª feira, após ganhos fortes
Produtividade da soja do RS deve sofrer cortes após tempo seco e quente, diz Emater