Brasil tem janeiro recorde de exportações de soja com mais de 2 mi de t

Publicado em 01/02/2022 18:14

Os números reportados pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior) divulgados nesta terça-feira (1) mostraram que o Brasil exportou um volume recorde de soja em janeiro de 2022 de 2.469,702,2 milhões de toneladas. O volume é 80% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado - de pouco mais de 49 mil toneladas -  e supera ainda o recorde anterior, de janeiro de 2019, de 2.035,1 milhões de toneladas. 

As exportações brasileiras têm se mostrado bastante aceleradas e o lineup para fevereiro já é de 7 milhões de toneladas. O movimento, ao lado da quebra da safra 2021/22 dp Brasil, tem favorecido uma alta dos prêmios no mercado nacional. E esse movimento poderia, em determinado momento, aumentar a competitividade da soja dos EUA em detrimento da brasileira. 

"Os prêmios da soja em Paranaguá continuam subindo, dando sustentação para os futuros na CBOT. Conforme os prêmios sobem, a soja americana vai ficando mais barata em relação à brasileira, o que potencialmente aumentará o programa americano de exportação", explica a equipe da Agrinvest. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja recua em Chicago nesta manhã de 4ª feira, se ajustando após dias de volatilidade
Acordo China /EUA, preço do petróleo e clima na safra americana seguem no radar do mercado
Soja no Brasil avançará pouco em 26/27 e precisa de biocombustíveis no futuro, diz Veeries
Soja caminha de lado em Chicago nesta tarde de 3ª, após disparada na sessão anterior
Anec faz leve aumento na previsão para exportação de soja do Brasil em maio
Área plantada com soja no Brasil em 26/27 terá o menor aumento em 20 anos, diz Veeries