Brasil tem janeiro recorde de exportações de soja com mais de 2 mi de t

Publicado em 01/02/2022 18:14

Os números reportados pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior) divulgados nesta terça-feira (1) mostraram que o Brasil exportou um volume recorde de soja em janeiro de 2022 de 2.469,702,2 milhões de toneladas. O volume é 80% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado - de pouco mais de 49 mil toneladas -  e supera ainda o recorde anterior, de janeiro de 2019, de 2.035,1 milhões de toneladas. 

As exportações brasileiras têm se mostrado bastante aceleradas e o lineup para fevereiro já é de 7 milhões de toneladas. O movimento, ao lado da quebra da safra 2021/22 dp Brasil, tem favorecido uma alta dos prêmios no mercado nacional. E esse movimento poderia, em determinado momento, aumentar a competitividade da soja dos EUA em detrimento da brasileira. 

"Os prêmios da soja em Paranaguá continuam subindo, dando sustentação para os futuros na CBOT. Conforme os prêmios sobem, a soja americana vai ficando mais barata em relação à brasileira, o que potencialmente aumentará o programa americano de exportação", explica a equipe da Agrinvest. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

NOPA: Esmagamento de soja dos EUA é recorde para novembro, mas fica abaixo do esperado
Soja intensifica baixas em Chicago nesta tarde de 2ª feira
Agrural: Chuvas se regularizam e lavouras de soja têm boas condições no Brasil
Soja/Cepea: Negócios se aquecem no spot
Soja: Mercado opera em campo misto e com estabilidade na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria