Safras faz novo corte na exportação de soja do Brasil; mantém esmagamento

Publicado em 14/03/2022 13:08

SÃO PAULO (Reuters) – A exportação de soja do Brasil em 2022 foi estimada nesta segunda-feira em 78 milhões de toneladas, no segundo corte na estimativa de embarques do país em menos de um mês realizado pela consultoria Safras & Mercado.

Em 25 de fevereiro, a Safras havia reduzido a projeção para 80,5 milhões de toneladas, versus 85,5 milhões projetados em janeiro, antes de os efeitos da seca reduzirem mais a produção, impactando os mercados.

Mais uma vez a empresa de análises manteve a previsão de processamento de soja do Brasil em 2022, estimada em 47,5 milhões de toneladas, prevendo um aumento nas exportações e consumo interno de farelo de soja, segundo relatório.

Já a exportação do grão deverá cair 9% ante a temporada passada, quando o maior produtor e exportador global da oleaginosa obteve um recorde. O esmagamento, por sua vez, deverá crescer 2% na comparação anual.

A consultoria prevê uma produção de farelo de soja de 36,55 milhões de toneladas no país, com elevação de 3%, enquanto as exportações subirão 6% e o consumo interno está projetado para aumentar 2%.

A Safras disse que trabalha com aumento na produção de óleo de soja de 3%, para 9,65 milhões de toneladas, apesar de um consumo interno 2% menor, pressionado pela queda no uso para biodiesel. Já a exportação deve avançar a 1,7 milhão de toneladas, alta de 3%.

Os estoques finais de soja em grão deverão baixar 52%, para 2,77 milhões de toneladas, apesar de um aumento nas importações para 1 milhão de toneladas.

(Por Roberto Samora)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira