Brasil supera EUA em competitividade para exportar soja à China, diz CEO da Rumo

Publicado em 29/09/2022 12:40

SÃO PAULO (Reuters) - No primeiro semestre de 2022, o Brasil superou os Estados Unidos em competitividade, em dólar por tonelada, para se transportar soja para a China, disse nesta quinta-feira o presidente-executivo da Rumo, João Alberto de Abreu, durante o evento AgroForum, promovido pelo BTG Pactual.

"O Brasil acaba de tomar a posição dos Estados Unidos como sendo o mais competitivo para transportar os produtos do agronegócio aos seus destinos, estou falando aqui principalmente de China, o principal mercado", disse o executivo da companhia líder em logística ferroviária no país.

Segundo ele, a discussão agora se dá em como ampliar essa liderança.

"O Brasil está entre os líderes em produtividade, mas também na logística... passar os Estados Unidos é muito importante, isso em função da grande quantidade de investimentos nos últimos anos", comentou.

"Então, o país não pode mais dizer que, da porteira para fora, não é competitivo", completou Abreu.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agricultor do Tocantins é campeão da região Norte no Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja do CESB
USDA confirma venda de 472 mil t de soja à China e movimento contribui para alta em Chicago
Soja opera em alta na Bolsa de Chicago e volta aos US$ 12 impulsionada por clima nos EUA e demanda chinesa
Soja inverte o sinal, fecha positiva e estabelece tendência de alta em Chicago com clima preocupando nos EUA
Soja testa os dois lados da tabela e volta a testar leves altas em Chicago nesta 3ª feira (7)
Soja em Chicago estende ganhos após disparar 4%; mercado monitora calor agressivo nos EUA e compras da China