NOPA: Esmagamento de soja dos EUA em outubro cresce 17% em relação a setembro

Publicado em 16/11/2022 14:53

A NOPA (Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas dos Estados Unidos) informou o esmagamento de soja dos EUA, em outubro, em 5,02 milhões de toneladas. O volume é 17% maior do que o processamento de setembro e 0,2% em relação a outubro de 2021. 

Os estoques de óleo de soja vieram em 1,528 bilhão de libras, ligeiramente menores do que as expectativas do mercado de 1,535 bilhão. Na comparação anual, os estoques norte-americanos vieram 17% menores. 

O mercado do óleo de soja segue muito atento ao aumento do esmagamento nos EUA, que segue crescendo, como explica o analista de mercado Eduardo Vanin, da Agrinvest Commodities. "O processamento em outubro foi muito forte, pico sazonal, mas a cada ano maior", diz. 

"China comprando menos e aumento da produção global, em especial o Brasil; aumento dos programas internos de biocombustíveis e encarecimento da logística,  esse ano inclusive nos EUA. Nesses dois pontos, o diesel tem uma importante contribuição. E parece que o diesel caro veio para ficar, o que penaliza quem está distante (China)", explica o analista. De outro lado, a Argentina vem reduzindo seu processamento e a continuidade do quadro global de aperto dos estoques de óleos vegetais. 

"Tudo isso continua mantendo as margens de esmagamento muito saudáveis – importante mencionar que isso tende a mexer com o padrão histórico de movimentação dos basis. O normal era queda dos basis na boca da safra. Isso está mudando", complementa o analista.
 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja nos portos do BR volta a se aproximar do R$ 130/sc com Chicago subindo mais do que caem os prêmios
USDA informa venda de soja para o Egito nesta 5ª feira
Se MT fosse um país seria o terceiro maior na produção de soja do mundo
Safra de soja do Paraguai pode bater recorde conforme colheita entra na fase final
Com possibilidade de novas greves na Argentina, farelo sobe mais de 1% em Chicago e soja acompanha
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR