Soja 22/23: mais de 3,8 milhões de hectares já semeados em Mato Grosso do Sul

Publicado em 02/12/2022 18:07
Operação de semeadura avançou 2,6 pontos percentuais de 18 a 25 de novembro

A semeadura da safra de soja atingiu 3,881 milhões de hectares, na última semana no estado, de acordo com o Boletim da Agricultura da Casa Rural, produzido pela Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, Sistema Famasul e Governo do Estado. 

Todas as regiões estão muito próximas de completar a operação. O sul tem 99,4% da área semeada, o norte apresenta 99,2% e o centro do estado tem 98,7% de média, conforme dados apurados pelo Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio - Siga MS. 

No momento, o trabalho de acompanhamento das condições das lavouras está interrompido, em função do levantamento de uso e ocupação do solo que está sendo desenvolvido pela equipe técnica até a próxima sexta-feira, 2. A última informação sobre as condições das áreas aponta que 96% das lavouras estão em boas condições e 4% em condições regulares. 

A estimativa para este ciclo é de 3,8 milhões de hectares, produtividade de 53 sacas/hectare e produção de 12,3 milhões de toneladas. A comercialização futura dos grãos está em 20%, ao preço médio de R$ 156,41. Já as vendas da safra anterior, atingiram 94,60% ao preço médio de R$ 169,08. 

Previsão climática: até 14 de dezembro, MS poderá registrar acumulados superiores a 50 milímetros (mm). Maiores volumes são esperados nas regiões centro-leste, norte e sul, podendo superar os 90 mm, conforme o Sistema de Previsão Global (GFS).

Fonte: Aprosoja MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA informa venda de soja para o Egito nesta 5ª feira
Se MT fosse um país seria o terceiro maior na produção de soja do mundo
Safra de soja do Paraguai pode bater recorde conforme colheita entra na fase final
Com possibilidade de novas greves na Argentina, farelo sobe mais de 1% em Chicago e soja acompanha
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades