Aprosoja/MS aponta que 97% das lavouras de soja apresentam boas condições de desenvolvimento

Publicado em 16/12/2022 17:33

As lavouras de soja seguem apresentando bom desenvolvimento em Mato Grosso do Sul. Segundo o SIGA – Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio, 97% das áreas estão em condições boas e 3% em estado regular, conforme indicou o Boletim da Agricultura da Casa Rural, produzido pela Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, Sistema Famasul e Governo do Estado, nesta semana. 

A equipe técnica da Aprosoja/MS segue visitando os produtores para analisar diversos aspectos das lavouras da oleaginosa, e caracterizar as condições das áreas, entre eles: estádio fenológico, ocorrência de insetos-praga, doenças, plantas invasoras e stand.

O centro do estado, que abrange os municípios de Dois Irmãos do Buriti, Terenos, Sidrolândia, Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Brasilândia apresenta melhores condições de desenvolvimento, com avaliação positiva em 100% das áreas. Na região há ocorrência de lavouras mais tardias, ainda em estádio vegetativo e outras já em estádio reprodutivo.

Por outro lado, em regiões como o nordeste e sul-fronteira, foi necessário realizar o replantio, onde a operação atingiu 6% e 9% das áreas estimadas, respectivamente.

A expectativa inicial deste ciclo aponta para uma área de 3,8 milhões de hectares cultivadas com a soja no estado, que devem gerar uma produtividade de 53 sacas/hectare e produção de 12,3 milhões de toneladas. 

Dados econômicos: O preço médio disponível da soja foi de R$ 164,68 e o preço futuro atingiu R$ 156,41, na primeira semana de dezembro. De acordo com a Corretora Granos, o volume de comercialização das safras 2021/2022 e 2022/2023 está em 94,60% e 20%, respectivamente.

Clima: Até o dia 28 de dezembro, a previsão estendida do Sistema de Previsão Global, indica que podem ocorrer acumulados superiores a 60 milímetros em grande parte de MS. Nas regiões central, sul e noroeste as precipitações podem atingir a marca de 100 mm neste período. 

Fonte: Aprosoja MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira