Colheita de soja atinge 17% da área no PR; atraso deixa plantio de milho 2ª safra em risco

Publicado em 28/02/2023 15:29

Por Nayara Figueiredo

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja 2022/23 alcançou 17% das áreas no Paraná, aumento de 10 pontos percentuais em uma semana, mas com um atraso em relação a anos anteriores que deixa o plantio de milho segunda safra em um período de maior risco climático em diversas regiões, disse o Departamento de Economia Rural (Deral).

No mesmo período do ciclo anterior a pesquisa do órgão estadual não foi realizada devido ao feriado de Carnaval, no entanto, em 2021 a colheita da oleaginosa estava em 23% nesta época do ano, mostraram dados divulgados nesta terça-feira.

Em 2020, segundo o Deral, os trabalhos estavam ainda mais adiantados, com 42% das áreas colhidas, e em 2019 este percentual já superava 50%.

"A colheita da soja evoluiu bem nos últimos 15 dias, contudo o clima não ajudou. A demora para a colheita da soja não deve refletir em grandes problemas para a cultura. Porém, isso está causando um atraso no plantio do milho segunda safra", disse o analista do Deral Edmar Gervásio.

Ele afirmou que, neste momento, o impacto está localizado nas regiões oeste e centro-oeste do Estado.

O plantio de milho segunda safra alcançou 26% das lavouras no Paraná, ante 12% na semana passada. No mesmo período de 2021, este número estava em 28%; em 2020, em 61%; e em 2019 a 73%.

Gervásio alertou que, de forma geral, a janela ideal para o plantio paranaense do cereal se encerra ao final de fevereiro, embora as regiões norte e centro-oeste ainda plantem normalmente até março.

"Não é possível (saber se haverá perda), pois isso depende de muitos outros fatores que só serão conhecidos à medida que a cultura vai se desenvolvendo no campo. De inicio, somente é possível afirmar que estas áreas terão maior risco climático."

A consultoria AgRural acredita que mais da metade da safra de milho do Paraná e Mato Grosso do Sul, segundo e terceiro produtores do cereal de inverno no Brasil, deverá ser plantada fora da janela climática ideal, elevando os riscos principalmente para geadas.

Ainda de acordo com o Deral, a colheita de milho verão atingiu 26% das áreas paranaenses, contra 7% na semana passada, também com atraso comparada a anos anteriores.

(Reportagem de Nayara Figueiredo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com possibilidade de novas greves na Argentina, farelo sobe mais de 1% em Chicago e soja acompanha
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades
Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago