Argentina oferecerá "dólar soja" para exportações a 300 pesos por dólar, diz governo

Publicado em 05/04/2023 16:08

BUENOS AIRES (Reuters) - O governo da Argentina anunciou nesta quarta-feira um novo plano estabelecendo uma taxa de câmbio especial de 300 pesos por dólar para incentivar as exportações de soja em meio a graves dificuldades financeiras e escassez de divisas.

O programa, conhecido localmente como "dólar soja", visa aumentar as vendas e exportações de soja e seus derivados, oferecendo aos produtores uma taxa de câmbio superior à taxa oficial.

O ministro da Economia, Sergio Massa, disse que o mais recente programa será executado de 8 de abril a 31 de maio, e que também haverá benefícios fiscais para favorecer pequenos produtores regionais afetados pela seca no país.

A Argentina é tradicionalmente o maior exportador mundial de farelo e óleo de soja, e o "dólar soja" aumentou o influxo de moeda estrangeira para o banco central sem dinheiro anteriormente.

O Partido Justicialista, governante do país sul-americano, espera que a política impulsione 15 bilhões de dólares em exportações de soja entre o segundo e o terceiro trimestres, aliviando os obstáculos que os agricultores enfrentam em meio à seca.

(Por Reportagem de Nicolas Misculin)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Elevada umidade retarda plantio de soja no Rio Grande do Sul, diz Emater
Soja interrompe sequência de três quedas em Chicago após USDA revelar melhor semana de vendas da temporada
Soja amplia ganhos em Chicago após USDA apontar melhor semana de vendas da temporada
USDA informa nova venda de 202 mil toneladas de soja dos EUA para a China
Soja abre quinta-feira em alta em Chicago e tenta interromper sequência de três quedas
Clima e demanda chinesa devem definir próximos movimentos da soja, aponta Itaú BBA