Soja intensifica baixas na Bolsa de Chicago nesta 6ª e vencimentos alongados são os que mais sentem

Publicado em 14/04/2023 14:02

O mercado da soja deu início aos negócios desta sexta-feira (14), na Bolsa de Chicago, em campo negativo e vem intensificando suas baixas no início da tarde, e as perdas mais intensas são registradas nos contratos mais longos. Por volta de 13h30 (horário de Brasília), as cotações do grão recuavam entre 3 e 12,75 pontos, com o maio valendo US$ 14,98 e o agosto, US$ 14,13 por bushel. 

O mercado devolve parte dos ganhos dos últimos dias, que refletiram as preocupações com o ajustado quadro global de oferta e demanda do farelo, a quebra na safra da Argentina e os estoques ajustados nos EUA. Agora, as atenções se voltam para o clima no Meio-Oeste americano. E as perdas mais fortes nos contratos mais longos já refletem esse quadro, com previsões indicando melhora do clima para os Estados Unidos nos próximos dias e os trabalhos de campo avançando. 

"O plantio nos EUA está andando mais rápido do que o esperado, tanto milho como soja", informa o time da Agrinvest Commodities. Na segunda-feira (17), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) atualiza os números sobre o avanço da semeadura. Até o último domingo (9), 3% da área de milho já havia sido semeada. 

Além disso, ainda de acordo com a Agrinvest, os prêmios ainda recuando no mercado brasileiro travando as novas vendas e levando bastante volume para o final do ano, competindo com a oleaginosa americana contribui com a pressão sobre os futuros na CBOT. 

"A demanda da China continua fraca. A derrocada dos prêmios é o principal termômetro", complementa a consultoria, trazendo mais um vetor negativo para o andamento das cotações. 

A Agrinvest atribui as baixas ainda à informação de que, na semana que vem, o navio Agia Marina será embarcado com soja em Santarém sob as especulações de que a o destino é os Estados Unidos. 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades
Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago
Anec eleva previsão para exportação de soja, farelo e milho do Brasil em fevereiro