Soja sobe nesta 6ª feira em Chicago com suporte de seca piorando nos EUA e à espera do USDA

Publicado em 09/06/2023 08:20

Os preços da soja sobem na manhã desta sexta-feira (9) na Bolsa de Chicago, dia de novo boletim mensal de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Por volta de 7h55 (horário de Brasília), as cotações subiam entre 1,75 e 6,25 pontos, com o julho valendo US$ 13,69 e o novembro, US$ 11,91 por bushel. 

Os traders seguem monitorando seus fundamentos, em especial as condições de clima dos EUA e as últimas imagens atualizadas do Drought Monitor, o sistema que monitora a seca no país, apontou para uma piora nos mapas tanto para a soja, quanto para o milho, o que dá suporte ao avanço das cotações. 

Além disso, maio se encerrou com apenas 53% do volume normal de chuvas para o mês, sendo o mais seco desde 1994 e o sétimo mais seco desde 1895, o que deixa ainda mais evidente a necessidade das chuvas que estão previstas se confirmando entre junho e julho. 

O clima no Meio-Oeste americano, portanto, permanece no centro do radar dos traders. 

Para o USDA desta sexta-feira, poucas mudanças são esperadas. As expectativas indicam a possibilidade de um aumeno nos estoques finais de soja e milho da safra velha dos EUA, bem como também da safra nova. 

"As estimativas de oferta e demanda mundiais de junho do USDA podem não ter muito a dizer sobre milho e soja, mas haverá novas estimativas de safra de trigo de todo o mundo", explica o analista internacional Todd Hultman, do portal norte-americano DTN The Progressive Farmer. Assim, acompanhar a atualização dos dados do cereal será mais um ponto importante desta sexta. 

Veja as expectativas completas:

O novo boletim mensal de oferta e demanda do USDA chega nesta sexta, às 13h (horário de Brasília):

Veja como fechou o mercado nesta quinta-feira:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira