Soja continua realizando lucros em Chicago nesta 6ª feira diante de mudanças nos mapas americanos

Publicado em 23/06/2023 08:36

As correções continuam e o mercado da soja segue operando em campo negativo na Bolsa de Chicago nesta sexta-feira (23). Perto de 8h15 (horário de Brasília), as cotações cediam de 17,25 a 20,75 pontos, confirmando a intensa volatilidade dos períodos de mercado climático norte-americano. Assim, o julho tinha US$ 14,80 e o novembro, US$ 13,18 por bushel. Milho e trigo também caíam, bem como o farelo que cedia mais de 2% na manhã de hoje. 

Os mapas para os EUA apontam para temperaturas mais amenas nos próximos dias no Meio-Oeste em relação ao que sinalizava nas últimas semanas, enquanto as chuvas podem mostrar certa melhora. No entanto, divergências entre os modelos climáticos preocupam e intensificam a volatilidade, além de darem espaço aos movimentos de realização de lucros depois de altas tão fortes registradas nas últimas sessões. 

Probabilidade de temperaturas nos EUA de 28 de junho a 2 de julho - Mapa: NOAA
Probabilidade de chuvas nos EUA de 28 de junho a 2 de julho - Mapa: NOAA

Além disso, o mercado ainda se ajusta antes da chegada dos ajustes na área da safra 2023/24 que serão reportados na semana que vem. "A próxima semana promete ser a mais volátil do ano. No dia 30 temos o relatório do NASS (uma agência do USDA) sobre a área. A primeira revisão de área plantada. No dia 4 temos o feriado do Dia da Independênci, feriado que cai na terça-feira", explica o analista de mercado Eduardo Vanin, da Agrinvest Commodities. 

O mercado, no entanto, segue acompanhando a deterioração da nova safra americana pelo clima adverso no país, especialmente com a expansão da seca sinalizada ontem pelo Drought Monitor. O índice de áreas de soja sob alguma circunstância de seca, em uma semana, saiu de 51% para 57%. 

Todo este cenário se une ainda às notícias que continuam chegando do financeiro e com a China em feriado até a segunda-feira. 

Veja como fechou o mercado nesta quinta-feira:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades
Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago
Anec eleva previsão para exportação de soja, farelo e milho do Brasil em fevereiro