Soja cede forte em Chicago nesta 3ª feira com previsão de melhores chuvas para o Corn Belt

Publicado em 27/06/2023 08:07

Mesmo com uma nova piora indicada pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) nas lavouras americanas de soja, os futuros da oleaginosa voltam a ceder na Bolsa de Chicago nesta terça-feira (27), devolvendo os ganhos registrados na sessão anterior. Perto de 7h45 (horário de Brasília), as cotações perdiam de 13,25 a 30 pontos, com o agosto sendo cotado a US$ 14,04 e o novembro a US$ 12,93 por bushel. 

O USDA diminuiu o percentual de soja em boas ou excelentes condições de 54% para 51%. O número veio em linha com a expectativa do mercado, porém, fica longe do meso período do ano passado, quando eram 65%. O departamento informou ainda que 35% das lavouras estão regulares e 14% em condições ruins ou muito ruins. 

Os preços do milho, do trigo, do óleo e do farelo de soja também caem forte na CBOT. 

De acordo com analistas e consultores, as previsões indicando chuvas melhores para os próximos dias nos Estados Unidos pressionam as cotações, depois da soja já tendo subido quase 20% somente neste mês no mercado futuro norte-americano. 

Analistas internacionais ouvidos por agências de notícias afirmam que "mais precipitações são esperadas para a próxima semana e podem trazer uma parcial recuperação das lavouras". 

Os mapas do NOAA, o serviço oficial de clima dos EUA, trazem volumes mais intensos de chuvas, em especial no leste do país. Assim, ao se confirmarem, estas precipitações poderiam alcançar regiões importantes de produção e que precisam desta umidade. 

Ainda no mercado de grãos, os traders acompanham também os desdobramentos da guerra na Ucrânia e o futuro do acordo da região do Mar Negro. 

Veja como fechou o mercado nesta segunda-feira:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira