Anec reduz previsões de exportação de soja e farelo do Brasil em outubro

Publicado em 31/10/2023 15:49

SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de soja e farelo de soja do Brasil em outubro ficará abaixo do previsto, apontou nesta terça-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), que elevou ligeiramente a projeção para o milho.

A exportação de soja do maior exportador global deverá alcançar 5,96 milhões de toneladas neste mês versus 6,14 milhões estimados na semana anterior, superando com folga os embarques do mesmo período do ano passado (3,59 milhões de toneladas) em meio a uma safra recorde.

Já a exportação de farelo de soja do Brasil deve alcançar 1,69 milhão de toneladas em outubro, contra 2 milhões previstos na semana passada, com redução de 90 mil toneladas no comparativo anual.

A Anec ainda projetou a exportação de milho em 8,32 milhões de toneladas em outubro, ligeira alta na comparação com a previsão da semana passada (8,24 milhões) e crescimento de mais de 2 milhões de toneladas versus o mesmo mês de 2022.

Apesar dos grandes volumes, os embarques de milho deverão ficar abaixo do recorde de setembro deste ano, quando o Brasil exportou 9,33 milhões de toneladas, segundo a Anec.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS