Plantio de soja de Mato Grosso supera 90% da área, mas mantém atraso, diz Imea

Publicado em 10/11/2023 16:47

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja 2023/24 em Mato Grosso atingiu 91,82% da área estimada para o Estado até esta sexta-feira, avanço semanal de 8,50 pontos percentuais, mas ainda continuou atrasado, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O plantio de soja no maior produtor brasileiro da oleaginosa segue atrasado ante o mesmo período do ano passado, quando produtores já tinham semeado 96,17% da safra, e também na comparação com a média histórica para o período (95,51%).

O atraso tem preocupado produtores, que indicam que a janela climática para plantar o milho segunda safra está muito apertada. Alguns já afirmam que vão reduzir o plantio do cereal. Além disso, muitos produtores citam perdas na produtividade esperada na lavoura de soja.

Em comentário divulgado nesta sexta-feira, o banco Itaú BBA afirmou que, no caso da soja, nas últimas safras, o atraso no plantio não necessariamente significou prejuízo para a produtividade.

"Porém, dado o contexto climático atual e o projetado, o risco para a safra de soja do Brasil aumentou bastante nas últimas semanas. Sem falar que, cada vez mais, a conjuntura atual vai apontando para um cenário mais complexo para o milho segunda safra, que tende a seguir a direção de redução de área e produção para 2023/24", afirmou o banco.

Segundo o Itaú BBA, além da precipitação menor que a média no curto prazo e temperaturas muito elevadas, "o que também está chamando a atenção neste momento é que os mapas de previsão mostram essa irregularidade climática sobre a região central do Brasil avançando para os meses de dezembro e janeiro, com o modelo americano (CFSv2) apontando chuvas abaixo da média".

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA informa nova venda de soja para China com volumes da safra 26/27
Agrural: Estimativa de produção de soja sobe; colheita começa em áreas pontuais
Ano da soja teve problemas com clima, dificuldade com crédito, securitização e avanços contra a Moratória da Soja
Soja/Cepea: Preço do farelo sobe e opera nos patamares registrados em abril
Soja inicia semana em alta na Bolsa de Chicago, retomando parte das últimas baixas
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar