AGRURAL: Com plantio em 61% no Brasil, produção de soja tem corte em MT e novos ajustes devem vir

Publicado em 13/11/2023 09:21 e atualizado em 13/11/2023 10:53

O plantio da safra de soja 2023/24 alcançou na quinta-feira (09) 61% da área estimada para o Brasil, contra 51% uma semana antes e 69% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. O percentual alcançado na semana manteve o plantio da safra 2023/24 como o mais baixo desde a temporada 2020/21.

Com a manutenção da irregularidade das chuvas em Mato Grosso, a ausência de volumes significativos nas previsões para o estado e uma nova onda de calor, a AgRural antecipou sua revisão de safra, que estava marcada para o início de dezembro, e cortou a expectativa de produção mato-grossense em 1,1 milhão de toneladas.  Com o ajuste, a produção do Brasil caiu dos 164,6 milhões de toneladas estimados no fim de outubro (calculados com base em linhas de tendência de produtividade, usadas tradicionalmente até a revisão de dezembro) para 163,5 milhões de toneladas.

Novos cortes à vista

Dependendo do comportamento do clima, novos cortes poderão ser feitos na estimativa de produção de Mato Grosso ainda antes do fim de novembro, devido ao impacto do tempo quente e seco sobre o desenvolvimento inicial das lavouras plantadas mais recentemente e também sobre as áreas mais adiantadas, que já estão em floração e formação de vagens. Além disso, a necessidade de replantio segue avançando no estado.

O tempo mais quente e seco também preocupa os produtores dos outros estados do Centro-Oeste e também de áreas do Norte/Nordeste e até do Sudeste. No Sul, o tempo mais seco da semana passada foi bom para o avanço do plantio e para o desenvolvimento das lavouras em áreas que enfrentam excesso de umidade. Novas chuvas previstas para os próximos dias, porém, tendem a prejudicar o ritmo do plantio, especialmente no Rio Grande do Sul. 

***
Milho verão está 76% plantado no Centro-Sul do Brasil
A área estimada para o milho verão 2023/24 estava 76% semeada até quinta-feira (09) no Centro-Sul do Brasil, contra 66% uma semana antes e 70% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados da AgRural. Apesar do excesso de umidade, a maior parte das lavouras se desenvolve bem nos três estados do Sul, onde o plantio já está praticamente encerrado. 
 

Fonte: AgRural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira