Colheita de soja supera 50% da área em MT; plantio de milho também segue antecipado

Publicado em 09/02/2024 16:48

 

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja de Mato Grosso da temporada 2023/24 atingiu 51,5% da área até esta sexta-feira, alta semanal de 12,30 pontos percentuais, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), confirmando que os trabalhos estão antecipados.

A seca e o calor que quebraram a safra no maior produtor de grãos do Brasil também aceleraram o ciclo da soja.

Com isso, a colheita está adiantada ante ritmo da mesma época do ano passado (44,10%), versus 44,91% da média histórica para o período, segundo números do Imea.

A safra de soja de Mato Grosso foi estimada em 38,44 milhões de toneladas, queda de 1,44% ante previsão de janeiro e de 15,17% ante ciclo passado, estimou nesta semana o Imea.

A colheita mais rápida da soja está permitindo um plantio de milho também acelerado.

A semeadura do cereal de Mato Grosso avançou a 42,14% da área estimada até esta sexta-feira, salto de 13,49 pontos percentuais, mantendo-se também adiantada ante ritmo da mesma época do ano passado (34,09%) e da média história (40,64%).

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS