Colheita de soja do Brasil avança para 23,83%, diz Pátria AgroNegócios

Publicado em 09/02/2024 17:31 e atualizado em 12/02/2024 13:43

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja da safra 2023/24 do Brasil avançou para 23,83% da área total cultivada, mais adiantada em relação ao mesmo período do ano passado após o ciclo da cultura ter sido acelerado pelo tempo seco e quente que resultou também em perdas de produtividade, de acordo com dados da consultoria Pátria AgroNegócios nesta sexta-feira.

Em 2023, a colheita era de 17,39% da área nesta época, enquanto a média histórica para o período é de 19,68%.

"Os trabalhos de campo se mostraram aquecidos na região central do Brasil. Relatos de culturas em antecipação de ciclo seguem comuns", afirmou o diretor da consultoria Matheus Pereira.

Ele disse que as produtividades seguem frustrando em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Paraná.

Mas houve relatos de produtividades melhores em Minas Gerais e em algumas regiões de Goiás.

O consultor alertou que o tempo chuvoso dos próximos dias poderá gerar complicações pontuais para a realização da colheita.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prêmios da soja estão nos melhores momentos do ano e são pilar fundamental para preços no Brasil
Soja amplia perdas em Chicago nesta 4ª feira (5), com clima favorável nos EUA e pressão do farelo
Soja amplia perdas e despenca quase 20 pontos em Chicago com petróleo derretendo mais de 5%
USDA: China compra mais soja dos EUA e volume passa de 500 mil t na semana
Soja recua em Chicago com safra dos EUA consolidando bom potencial; petróleo e óleo limitam perdas
Soja tem mercado físico firme no Brasil neste começo de agosto, com dólar em alta e Chicago voltando a subir