NOPA: Em janeiro nos EUA, esmagamento de soja fica abaixo do esperado e estoques de óleo acima

Publicado em 15/02/2024 15:31

A NOPA (Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas dos EUA) trouxe seu novo relatório mensal nesta quinta-feira (15) indicando o esmagamento de soja nos EUA, em janeiro, somando 5,06 milhões de toneladas. O volume, apesar de ser recorde para o mês, ficou abaixo das expectativas do mercado de 5,17 milhões de toneladas. Em relação a janeiro de 2023, o aumento foi de 3,8%. 

Esmagamento de soja nos EUA
Gráfico: Karen Braun

"O processamento de soja nos EUA vindo abaixo do esperado em janeiro não é nenhuma surpresa dado o clima tão severo", explica a especialista internacional em commodities, Karen Braun. "Observando a produção de etanol nos Estados Unidos, as baixas em fevereiro de 2021 e dezembro de 2022 foram causadas por conta das temperaturas muito baixas. Nestes períodos, a queda do processamento registrado pela NOPA também esteve relacionada a isso e nas mínimas das expectativas ou até mesmo abaixo delas". 

Comportamento da produção de etanol nos EUA nas últimas temporadas
Gráfico: Karen Braun

A associação informou ainda que os estoques de óleo de soja foram de 1,507 bilhão de libras, o maior para um final de mês desde julho, ainda de acordo com os dados apurados pela especialista. Os estoques vieram acima das expectativas do mercado e 17,6% abaixo do janeiro de 2023. 

Estoques de óleo de soja nos EUA 
Gráfico: Karen Braun

 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA informa venda de 180 mil t de soja para destinos não revelados nesta 4ª feira (15)
Publicado vazio sanitário e calendário de semeadura da soja para a safra 2024/2025
Preços da soja têm leves altas em Chicago nesta 4ª feira, acompanhando fôlego do óleo após baixa forte
Soja recua em Chicago com as atenções se voltando para safra americana, depois de um protagonismo pontual da América do Sul
Soja fecha no vermelho em Chicago nesta 3ª feira com derrocada de mais de 4% do óleo