USDA: Vendas semanais para exportação dos EUA têm mínima do ano comercial e ficam abaixo do esperado

Publicado em 23/02/2024 12:10

As vendas norte-americanas de soja para exportação da safra 2023/24 dos EUA, na semana encerrada em 15 de fevereiro, vieram bem fracas e abaixo das expectativas do mercado. Segundo números trazidos pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), foram vendidas apenas 55,9 mil toneladas da oleaginosa - o menor volume da temporada -, enquanto o intervalo esperado pelo mercado variava de 300 mil a 500 mil toneladas. Em relação à semana anterior, que já foi fraca, a baixa é de 84% e de 71% se comparado à média das últimas quatro. O Japão foi o principal destino da soja dos EUA. 

Em todo ano comercial, as vendas do país para exportação alcançam 38,863,8 milhões de toneladas, contra mais de 48 milhões do mesmo período do ano passado. O USDA estima que as exportações totais dos americanos sejam de 48,81 milhões de toneladas. 

MILHO

De milho, as vendas da última semana foram de 820,4 mil toneladas, também menores do que as da semana anterior - em 37% - e 30% em relação às quatro últimas - porém, o volume veio dentro das projeções dos traders de 700 mil a 1,5 milhão de toneladas. Com este volume - do qual a maior parte tem o México como principal destino - o total comprometido de milho pelos EUA chega 37,035,5 milhões de toneladas, acima de pouco mais de 28 milhões no ano passado, neste mesmo período. 

Da safra 2024/25, os EUA venderam ainda 177,7 mil toneladas de milho, a maior parte para o Japão. 

DERIVADOS DE SOJA

O país vendeu também 202 mil toneladas de farelo de soja, 1% menos do que na semana anterior e 35% em relação à média das últimas quatro semanas. A Colômbia foi o principal destino. No óleo de soja, foram registrados cancelamentos de 5,3 mil toneladas da safra 2023/24. 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea
Prêmios da soja começam a subir e produtor tem bom momento para travas pensando na safra 24/25, diz analista
Preços da soja sobem em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando demais commodities
Prêmios da soja disparam na primeira quinzena de maio, atingem maior patamar do ano e sinalizam oferta mais curta no Brasil
Colheita de soja do RS atinge 85% da área; Emater vê "drástica" redução na qualidade