Lucas do Rio Verde/MT retoma pole position na cultura da soja

Publicado em 01/12/2008 16:07
Depois de duas safras seguidas perdendo a liderança na colheita dos primeiros grãos da nova safra brasileira de soja para Sapezal, a cerca de 460 quilômetros ao noroeste de Cuiabá, o município de Lucas do Rio Verde, ao médio norte mato-grossense, iniciou na sexta-feira(28) a colheita da safra 07/08. Mais uma vez, Mato Grosso mantém a tradição de ser o primeiro a plantar e a colher a nova soja nacional e neste ano, Lucas resgata a poleposition na cultura. A nova etapa dos trabalhos no campo é possível porque os sojicultores dos dois municípios se utilizam de uma variedade de oleaginosa precoce, com ciclo mais curto, de cerca de 100 dias, e com a extração desses grãos, os produtores iniciam a safrinha de milho e algodão.

O responsável pela retomada da posição de Lucas do Rio Verde é o produtor Leandro Mussi, já acostumado a utilizar variedades precoces para ter duas safras em uma única temporada. Em outros anos, Mussi garantiu a poleposition ao município. Hoje ele inicia a colheita dos primeiros 150 hectares de soja precoce e na próxima semana terá contabilizado 500 hectares. Ele conta que até agora a lavoura de ciclo curto não enfrentou dificuldades e que terá um rendimento médio de 3 toneladas por hectare, ou cerca de 48 a 50 sacas, um volume considerado muito bom para variedades de ciclo curto. Somente com este volume de área são esperadas cerca de 1,5 mil toneladas.

Mussi conta que a precoce foi comercializada há pouco dias e que conseguiu preços acima da média. Sem revelar as cifras da negociação, ele conta apenas que o mercado tem pago algo em torno de US$ 18 a US$ 20 a saca.

Sapezal deverá iniciar a colheita da soja somente a partir do dia 10 de janeiro, segundo informações de agentes de mercado que atuam na região. Grandes grupos com lavouras no município, como o Grupo Amaggi, Scheffer e Bom Futuro, não estão com lavouras prontas neste momento, mas todos cultivaram soja precoce para realizar a safrinha do milho e do algodão.

NÚMEROS – Segundo levantamento da Agência Rural Commodities Agrícolas (AgRural), Mato Grosso terá uma área total de soja de 5,59 milhões de hectares e uma produção de 16,78 milhões de toneladas. Com a consolidação desses números, a temporada 07/08 será 5,7% acima do ciclo anterior (06/07). (MP)


Fonte: Diário de Cuiabá
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário