Soja se mantém em queda na Bolsa de Chicago focado no plantio avançando nos EUA

Publicado em 04/06/2024 13:26

Os preços da soja continuam caindo na Bolsa de Chicago nesta terça-feira (4). Perto de 13h10 (horário de Brasília), os futuros da oleaginosa perdiam entre 2,50 e 7,50 pontos, com as baixas mais intensas nos contratos mais alongados. O julho tinha US$ 11,82 e o novembro, referência para a safra dos EUA, a US$ 11,56 por bushel. 

"O mercado agora só olha, praticamente, para o umbigo americano", afirma o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, referindo-se ao bom avanço da safra 2024/25 dos Estados Unidos, que corre sem grandes ameaças até este momento. 

As cotações dão sequência às perdas da sessão anterior, porém, com baixas mais amenas e ainda refletindo as condições favoráveis de clima e o avanço do plantio norte-americano, o qual se mantém acima da média. 

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) atualizou seus dados de avanço do plantio no país e a semeadura da soja veio em linha com as expectativas do mercado, chegando a 78%. Na semana passada eram 68%, no passado 89% e a média é de 73%. O estado de Illinois, maior produtor da oleaginosa no país, chega a 81%.

Além de um bom avanço no plantio, o mercado também monitora as condições climáticas, que seguirão favorecendo os trabalhos de campo no Meio-Oeste americano, com chuvas em boa medida e as temperaturas voltando a subir no país. 

Assim, a falta de notícias ou novidades que pudesse trazer uma reversão do caminhar das cotações mantém a pressão sobre os futuros não só da soja, mas também do milho na CBOT. Nesta terça, o mercado até testa algumas leves altas, se recuperando depois das baixas mais intensas da sessão anterior. 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira