Demanda da China e alta da soja em Chicago sustentam preços no Brasil, diz Cepea

Publicado em 30/08/2024 15:27 e atualizado em 30/08/2024 16:26

 

SÃO PAULO (Reuters) - O aquecimento na demanda da China por soja e a valorização das cotações na bolsa de Chicago mantiveram em alta os prêmios de exportação e os preços da oleaginosa no Brasil, avaliou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, nesta sexta-feira.

Além disso, parte dos sojicultores brasileiros segue resistente em negociar o volume remanescente da safra passada, o que também ajuda na firmeza do mercado.

Os indicadores de preços do Cepea para Paranaguá e Paraná avançaram 2,9% e 3,3% entre 22 e 29 de agosto, a 134,93 reais/saca de 60 kg e de 131,30 reais/saca, na quinta-feira.

Na bolsa de Chicago, o contrato setembro da soja se valorizou 3,5% no mesmo período, para 9,7375 dólares/bushel, com vendas para exportações dos EUA nesta semana 26% maiores em comparação com período equivalente do ano passado, em meio à maior procura da China, disse o Cepea.

O Cepea apontou ainda que produtores estão preparando o plantio da nova safra de soja, mas aguardam chuvas.

"A umidade está baixa nas principais regiões brasileiras e não há previsão de chuva no curto prazo, cenário que pode retardar o início das atividades envolvendo a safra 2024/25", afirmou.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil tem semana de oportunidades na venda de soja com Chicago nos US$ 12
Soja sobe em Chicago nesta 6ª feira com óleo avançando quase 3%; preços no Brasil dão oportunidade
USDA informa novas vendas de mais de 700 mil t de soja nesta 6ª feira (17)
Soja caminha de lado em Chicago nesta 6ª feira, após semana de forte volatilidade
Safra dos EUA e avanço do El Niño elevam incertezas para o mercado global de soja no terceiro trimestre
Preços da soja seguem dando oportunidade de vendas no Brasil, seja por Chicago ou pelo dólar