Plantio de soja no Paraná tem ritmo mais forte desde 2018, diz Deral

Publicado em 08/10/2024 11:58 e atualizado em 08/10/2024 13:04

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja no Paraná avançou para 33% da área projetada, marcando o ritmo mais forte para esta época desde 2018, informou o Departamento de Economia Rural (Deral).

O avanço semanal foi de 11 pontos percentuais, acrescentou o órgão do governo do Estado, um dos maiores produtores de soja do Brasil.

"As últimas chuvas que tivemos ainda não foram suficientes para garantir condições ideais para a semeadura da soja em todas regiões, porém impulsionaram muito os trabalhos onde foram mais abundantes", afirmou o Deral.

Na mesma época do ano passado, os produtores tinham semeado 31% da área e em 2022, 26%. O ritmo atual só perde para os 38% registrados nesta época em 2018.

Um plantio precoce ajuda o Estado a garantir uma boa janela climática para o plantio da segunda safra de milho, realizado após a colheita da soja.

O Paraná, que figura entre os três maiores produtores de soja do Brasil, tem ditado o ritmo dos trabalhos de plantio no país, enquanto o Mato Grosso (maior produtor) aguarda chuvas mais volumosas para deslanchar com o trabalho.

"Alguns plantios (no Paraná) ocorreram baseados apenas nas previsões de chuva, que nem sempre se confirmaram, especialmente onde a cultura deve ser sucedida por milho", acrescentou o relatório do Deral.

Nas regiões mais frias ainda se aguarda a janela mais adequada para a instalação das lavouras, completou o Deral.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS