China afirma que busca laços mais fortes com Rússia no setor de soja

Publicado em 30/10/2024 12:42 e atualizado em 30/10/2024 13:13

PEQUIM (Reuters) - A China está disposta a cooperar mais estreitamente com a Rússia no setor de soja, segundo informou um funcionário do Ministério da Agricultura, sem dar detalhes.

Falando em um fórum em Moscou, Li Jinghui disse que a cooperação agrícola era um componente-chave das relações bilaterais China-Rússia, de acordo com um comunicado do ministério.

As observações foram feitas no momento em que a China, o maior comprador de soja do mundo, busca diversificar suas fontes de soja.

A China importa mais de 100 milhões de toneladas métricas de soja e outros grãos por ano, principalmente dos Estados Unidos e do Brasil.

Recentemente, os comerciantes de soja dos EUA têm corrido para embarcar uma safra recorde antes da eleição presidencial dos EUA, em meio a temores de novas tensões comerciais com a China.

(Reportagem de Ella Cao e Ryan Woo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja segue recuando em Chicago nesta tarde de 3ª feira, esperando pelos números do USDA
Safra recorde de soja faz preço do óleo despencar 10,2% em 2026, aponta APAS
Após queda forte na sessão anterior, soja trabalha com estabilidade em Chicago à espera do USDA
Soja fecha 2ª feira com forte baixa na Bolsa de Chicago na carona do milho e pressionada pelo clima bom no Corn Belt
Soja intensifica baixas em Chicago nesta 2ª, acompanhando despencada do milho por clima nos EUA
Soja/Cepea: Demanda por derivados nos EUA sustenta futuros