Manejo do nematoide da haste verde afeta 6 milhões de hectares da soja

Publicado em 09/12/2024 10:48

Parte das lavouras brasileiras são afetadas por algum tipo de nematoide, microrganismos que podem causar prejuízos a várias culturas, a exemplo do nematoide da haste verde (Aphelenchoides besseyi) que pode causar reduções de até 100% na produtividade na soja. Estima-se que cerca de 6,3 milhões de hectares de cultivo de soja estejam infestados por este patógeno. Para abordar o tema, o Soja Talks, programa da Embrapa Soja no Youtube e Spotify, ouviu os pesquisadores da Embrapa Soja, Maurício Meyer e Luciany Favoreto. 

Segundo eles, esse nematoide vem sendo estudado na soja desde 2015, e o manejo exige conhecimento e planejamento diferenciados. A doença causa abortamento de flores e vagens, afilamento e escurecimento das folhas. Meyer explica que o problema tem mais impacto no norte do Mato Grosso, Pará, Maranhão, Tocantins, Rondônia e Amapá. “O ambiente favorável para o progresso desta doença é o ambiente de clima quente e com muita frequência de chuvas”, explica.

Favoreto afirma que o modo de infecção e as preferências do nematoide da haste verde são diferentes dos demais nematoides e faz um aviso sobre o comportamento dele: “a diferença é que esse nematoide não fica na raiz, apesar de poder infectar a planta pela raiz e também causar estrago nessa raiz. A preferência alimentar dele é pela inflorescência, por tecidos tenros, onde tem muitos açúcares e onde ele vai estar”, orienta. Por isso, o nematoide da haste verde exige estratégias de manejo diferenciadas dos demais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa Soja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário