Aumentos de área plantada e produtividade puxam produção 2024/25 de soja para 171,4 mi ton

Publicado em 02/01/2025 13:12
Levantamento realizado pela StoneX aponta crescimento anual de 2% na área plantada nacional

Em sua primeira revisão de 2025, a StoneX elevou a estimativa de produção de soja 24/25 para 171,4 milhões de toneladas, 3,1% a mais que o divulgado em dezembro. Esse aumento decorreu de revisões de área e de produtividade.

A área plantada nacional subiu para 47,1 milhões de hectares, o que representa um crescimento de 2% frente ao registrado no ciclo 23/24, com destaque para a revisão em estados do Norte/Nordeste e do Centro-Oeste.

A produtividade média para o país ficou em 3,64 toneladas por hectares, como resultado do bom andamento do ciclo da soja, com perspectivas muito positivas em vários estados produtores.

“Tudo indica um resultado acima de 170 milhões de toneladas para a produção da oleaginosa, mas o clima continua no radar, destacando a possibilidade de chuvas excessivas no final do ciclo, que poderiam trazer algum prejuízo para as lavouras”, pondera a especialista de inteligência de mercado do grupo, Ana Luiza Lodi.

Além do aumento esperado da produção de soja 24/25, o balanço de oferta e demanda trouxe ajustes também para as exportações de soja do próximo ano, que poderiam alcançar 107 milhões de toneladas.

Com uma oferta maior de soja, o Brasil pode reforçar ainda mais seu protagonismo nas exportações mundiais de oleaginosa, destacando também a possiblidade de uma nova guerra comercial entre EUA e China, que poderia favorecer os embarques da oleaginosa brasileira.

Fonte: StoneX

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja