Safra de soja do Brasil deve atingir 170,7 mi t em 2024/25, prevê Hedgepoint

Publicado em 23/01/2025 16:05

(Reuters) - A produção de soja do Brasil deve alcançar um recorde de 170,72 milhões de toneladas em 2024/25, com crescimento de 15,6% frente à temporada anterior, segundo estimativa da Hedgepoint Global Markets divulgada nesta quinta-feira.

Em relatório, a consultoria estimou uma área plantada com soja de 47,54 milhões de hectares nesta temporada, também apontando para um novo recorde, enquanto a produtividade média foi prevista em 3.591 quilos por hectare, ou 59,85 sacas por hectare.

De acordo com a Hedgepoint, apesar de problemas produtivos no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul, em função da baixa umidade nas últimas semanas, as altas produtividades esperadas para Estados como Paraná e Mato Grosso devem garantir uma produção recorde da oleaginosa.

"Dessa forma, ainda é importante acompanharmos as condições climáticas para desenvolvimento da safra gaúcha, principalmente. Já nos Estados da faixa central do país, devemos ter atenção às condições climáticas para a finalização do desenvolvimento e avanço dos trabalhos de colheita, que já estão começando no Paraná e no Mato Grosso", diz o relatório.

"De qualquer forma, mesmo que novos cortes sejam necessários, dificilmente veremos reduções suficientes para não atingirmos uma produção recorde nesta safra", acrescentou a consultoria.

(Por Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha forte em Chicago nesta 6ª feira e confere semana de bons preços ao mercado brasileiro
Soja sobe em Chicago nesta 6ª, mas mercado aind se ajusta após semana volátil
China segue impulsionando vendas de soja da safra nova dos EUA, mas volume não deve exceder acordo
Soja caminha de lado na Bolsa de Chicago nesta 5ª, se ajustando após fortes ganhos
Famato manifesta preocupação com decisão do STF sobre a Moratória da Soja
Soja opera estável em Chicago nesta 5ª (13), após disparada na sessão anterior