COFCO da China comprometida com moratória de compra de soja do Brasil

Publicado em 03/02/2025 08:08

(Reuters) - A trading estatal chinesa de grãos COFCO está comprometida com a moratória de compra de soja do Brasil, disse Allan Virtanen, diretor global de comunicações e sustentabilidade da empresa, na sexta-feira, apesar da pressão de agricultores locais para torná-la menos rigorosa.

Virtanen estava falando em uma entrevista coletiva e não quis fazer mais comentários.

A moratória da soja é um compromisso voluntário dos comerciantes globais de grãos de não comprar soja cultivada em áreas de desmatamento na Amazônia depois de 2008.

A COFCO, uma das maiores exportadoras de grãos do Brasil, embarcou 17 milhões de toneladas de soja e milho do país sul-americano em 2024.

Sergio Ferreira, diretor de operações da COFCO no Brasil, disse a repórteres que a empresa espera enviar 18 milhões de toneladas de ambos os grãos do país em 2025.

Isso não leva em conta uma possível guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, o que poderia transferir mais negócios para o Brasil, disse ele à Reuters durante a entrevista coletiva.

Cerca de 80% das exportações de grãos da COFCO do Brasil vão para a China, disse ele.

Os executivos não puderam confirmar imediatamente quantos grãos são originários e exportados dos Estados Unidos, um dos principais rivais do Brasil nos mercados globais de grãos, junto com a Argentina.

Eles confirmaram, no entanto, que a maior parte dos grãos exportados pela COFCO são do Brasil.

Ferreira disse que a COFCO está a caminho de começar a operar um novo terminal de grãos no Porto de Santos, em São Paulo, em abril.

O novo terminal, chamado STS11, movimentará 14,5 milhões de toneladas de commodities, incluindo soja, milho, açúcar e farelo de soja por ano quando estiver totalmente operacional em 2026. A empresa está investindo US$ 285 milhões para construí-lo.

Refletindo a importância do Brasil para os negócios de commodities da empresa, o STS11 será o maior terminal portuário de exportação da COFCO no mundo, disseram os executivos.


Reportagem de Ana Mano; Edição de Rod Nickel e Barbara Lewis

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo