StoneX reduz safra de soja do Brasil e eleva exportações em meio à tensão EUA-China

Publicado em 03/02/2025 15:14 e atualizado em 03/02/2025 16:36

 

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja do Brasil em 2024/2025 foi estimada nesta segunda-feira em 170,89 milhões de toneladas pela consultoria StoneX, abaixo da previsão divulgada no mês anterior, de 171,4 milhões de toneladas, diante de alguns problemas climáticos ao sul do país, segundo relatório.

"Houve ajustes em praticamente todo o país, com destaque para os cortes no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, devido à seca que predominou desde o final de dezembro e em boa parte de janeiro, em áreas desses Estados", afirmou a especialista de inteligência de mercado da StoneX, Ana Luiza Lodi, em nota.

A consultoria ainda estimou a exportação de soja da safra 2024/25 em 108,5 milhões de toneladas, acima das 107 milhões divulgadas no mês passado, "ressaltando que mudanças significativas poderão ocorrer, principalmente considerando as tensões entre EUA e China, que podem se refletir no mercado nacional de soja".

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto